quarta-feira, 8 de junho de 2011

O dia do adeus

  Era para ser apenas um amistoso da seleção. Era para testar alguns jogadores e confirmar a lista de convocados para a Copa América, na Argentina. Mas a história foi outra. A CBF marcou para esta partida a despedida de um dos maiores ídolos do futebol mundial nos últimos tempos. O fenômeno Ronaldo, aos 34 anos desdepediu-se da Seleção Brasileira em grande estilo. Uma grande festa foi preparada para ele e para todos os espectadores: holofotes, faixas dentro e fora de campo, chuteira especial para o Fenômeno e muito mais. A combinação com a comissão técnica era de que o atleta entrasse em campo aos trinta minutos do primeiro tempo e jogasse até o final da primeira etapa.
  A seleção brasileira iniciou o jogo com mudanças na escalação em relação ao jogo diante da Holanda: o goleiro Victor entrou no lugar de Júlio César, Maicon no lugar de Daniel Alves, Sandro no lugar de Lucas Leiva, Elias no lugar de Ramires e Jádson no lugar de Elano. Com esta escalação o Brasil iniciou o jogo melhor e pressionou até marcar um gol com Fred, após boa jogada de Neymar. Apesar das limitações técnicas e táticas da seleção romena, a equipe assustou em alguns lances como em uma cobrança de falta que acertou o travessão do goleiro Victor. O lance mais comemorado, porém, estava por vir, nem o gol brasileiro animou tanto os mais de trinta mil torcedores. Ronaldo estava na linha lateral, ao lado do quarto árbitro, esperando a saída de Fred para fazer sua despedida. O estádio do Pacaembu aplaudiu de pé a entrada do grande ídolo. Ronaldo entrou, e quem diria, criou as melhores chances da partida. O Fenômeno perdeu três gols que não costumava errar. Culpa do goleiro Tatarusani? Culpa de Ronaldo? Culpa de ninguém! Ronaldo já havia demonstrado para o Mundo do que era capaz, este era apenas o jogo de sua despedida.
  Quando acabou a primeira etapa muitas homenagens foram prestadas a ele. Um púlpito foi colocado no centro de campo e Ronaldo falou : "Gente, vocês são demais. Desculpem-me, eu tive três chances e não consegui fazer um gol nos meus últimos quinze minutos, o que seria uma pequena retribuição a tudo que vocês fizeram por mim. Meu muito obrigado por tudo que vocês fizeram pela minha carreira, por me aceitarem do jeito que sou, por terem chorado quando chorei, por terem sorrido quando sorri. Só tenho a agradecer do fundo do meu coração. Muito obrigado e até breve, dessa vez fora dos campos".
  O jogo recomeçou e a partida não parecia ter o mesmo brilho de quando o grande artilheiro estava atuando. Nilmar entrou em seu lugar no segundo tempo e o Brasil criou pouco e como já havia ocorrido dianta da Holanda, foi vaiada. Após o término da partida o técnico Mano Menezes anunciou a lista dos 22 convocados que irão disputar a Copa América. Esta competição será um teste para a renovação que o técnico está impondo, servirá de parâmetro para ver o nível de sua seleção.


"Meu peso não interessa a ninguém. Quando marco gol, fico mais magro."
Ronaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário